Aumentar as vendas é sempre um desafio, independentemente do cenário, por isso resolvemos selecionar algumas dicas que, associadas com muita dedicação, vão te ajudar a vender mais.
1. Saiba quem é seu público
Direcione os seus esforços para o seu público ideal. Qual o perfil do cliente que realiza as melhores compras? Lembrando que comprar mais não é sinônimo de comprar bem! Uma compra grande com uma baixa porcentagem de lucro pode não ser tão interessante assim.
Quando você conhecer o perfil ideal de cliente, você saberá onde ele está e o que fazer para conquistá-lo.
2. Observe a concorrência
Como as lojas do seu nicho estão se comportando? Os preços subiram ou caíram? Essa análise da concorrência vai te ajudar a criar estratégias mais competitivas.
Veja como realizam as vendas, como são seus sites e redes sociais, preços, promoções, brindes, embalagens. Esse tipo de ação pode te ajudar a pensar e entender o comportamento do seu público e quais ações você pode desenvolver para se destacar no mercado.
3. Saiba precificar seus produtos
Para chegar o custo ideal de cada produto você precisa equilibrar o valor da oferta com relação aos concorrentes e a demanda, sem deixar de atender suas próprias necessidades. Tenha em mente qual seu regime tributário, seus custos e suas margens.
4. Desenvolva suas habilidades em vendas
Invista tempo em você e nos seus conhecimentos, para ter o melhor desempenho precisamos combinar competências técnicas e habilidades sociais, as famosas hardskills e softskills, e ambas podem ser desenvolvidas!
Cursos de comunicação e escrita, técnicas de persuasão, prospecção ativa, redes sociais e muitos outros podem ajudar no seu dia a dia dependendo da sua necessidade. Porém, se estiver sem dinheiro para investir nisso, existem diversos cursos gratuitos on-line, como no Sebrae ou YouTube.
5. Revise os processos internos
Você tem uma margem disponível para descontos? Não deixe essa informação centralizada apenas em você! Dê liberdade para os seus vendedores negociarem deixando as regras bem estabelecidas.
Revise as etapas de compras do cliente, desde o primeiro contato com a sua empresa até a compra, e tente identificar pontos de melhoria.
6. Ofereça diferentes meios de pagamento
Nada pior do que ir realizar uma compra e no final você descobrir que eles não aceitam a forma de pagamento que você iria utilizar.
Dinheiro, cartão de crédito, boleto bancário, pix, são diversas opções disponíveis. Estude os bancos e veja qual oferece as melhores condições para o seu negócio.
7. Explore os diversos canais de marketing digital
Sites e blogs são interessantes para compartilhar conteúdos informativos que se conectam com as dores do seu público. E-mail marketing é ideal para divulgar ofertas e cupons de desconto. Redes sociais são indicadas para se aproximar do público-alvo e, consequentemente, aumentar vendas.
Conheça o seu público, identifique onde ele está presente e desenvolva suas estratégias!
8. Aproveite datas comemorativas
Algumas datas já são bem conhecidas, como o Dia dos Namorados, Black Friday e Natal. Mas vamos inovar! Se você trabalha com artigos de decoração, dia 30 de outubro é comemorado o Dia do Decorador, que tal aproveitar a data para realizar uma ação diferente para os seus clientes? Trabalha com fotografia? O dia é 19 de agosto, aproveite a época próxima ao dia dos pais e crie um pacote especial para comemorar as duas datas!
9. Faça ofertas especiais
Ofereça descontos especiais, essas ofertas podem ser um grande incentivo para o consumidor que deseja o produto, mas não tem tanta urgência em comprá-lo.
Uma boa estratégia é o desconto progressivo, ela incentiva o cliente a comprar mais para conseguir um desconto maior.
10. Trabalhe o pós-venda
A venda não termina quando o cliente sai da loja, o pós-venda e o relacionamento com o cliente são etapas de suma importância para fidelização e recorrência das compras. Acompanhe a satisfação do consumidor, encaminhe ofertas especiais e novidades.
Enviar recados de aniversário ou Dia das Mães ou Pais também são atitudes legais e que estreitam a relação.
11. Tenha um canal de atendimento
Dúvidas, sugestões e reclamações são importantes para o crescimento do seu negócio, seja para intensificar atitudes positivas ou identificar pontos de melhoria. Por esse motivo ter um canal de atendimento disponível para o consumidor é um grande diferencial que pode aumentar suas vendas.
Seja respondendo mensagens no WhatsApp ou os directs do Instagram, reserve um tempo para ter esse contato com o seu cliente.
12. Recupere clientes antigos
O cliente pode não voltar por diversos motivos: insatisfação com o produto, falta de dinheiro, pouca lembrança da sua empresa e muitos outros. As estratégias comentadas anteriormente podem te ajudar a recuperar esse cliente, como as ofertas especiais, canais para reclamação e ações de marketing.
13. Faça parceria com outras empresas
Quando você faz parcerias, os clientes de outras lojas passam a te conhecer também, isso se chama comarketing. Trocar artigos, gravar um vídeo juntos, realizar um post compartilhado são ideias interessantes para começar.
14. Comece a prospectar clientes ativamente
Prospecção ativa é quando o vendedor entra em contato direto com o potencial cliente, sem que haja qualquer interação anterior. Essa técnica foi muito explorada pelo telemarketing, que ligava para oferecer produtos de forma inadequada, o que acabou gerando desconforto nos potenciais clientes e fez com que as vendas ativas fossem deixadas um pouco de lado.
Apesar disso, as vendas ativas estão ganhando espaço novamente e, se usada eficientemente, você consegue uma conexão mais forte com o cliente.
15. Expanda o seu mercado
Expanda o mercado que você atua! Se trabalha com fotos e vende apenas porta-retratos, comece a vender um cofrinho personalizável. Se trabalha com utilidades ou decoração, tente uma bandeja ou espelho.
Além de dar mais opções para o cliente, isso também fará sua marca ganhar cada vez mais alcance, peso e importância dentro do seu ecossistema.
Qual dessas dicas você acha que precisa colocar em prática primeiro?
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Baldan Distribuidora de Molduras LTDA | CNPJ 58.443.367/0001-60