Para empreender nós precisamos ter coragem para assumir riscos e existem diversas situações que somente quem sente na pele sabe como é. Não é diferente quando temos uma empresa.
Você se dispõe a acordar todos os dias cedo, trabalha intensamente e quando percebe existem alguns clientes que não estão pagando os boletos que você gerou na última venda, esse com certeza é o maior pesadelo do empreendedor: a inadimplência.
Se você é um administrador, até R$1,00 faz diferença e você não deve comprar essa ideia de se relacionar com pessoas inadimplentes.
Entenda quem você é
Primeiro de tudo, não importa o valor, você está prestando um serviço ou oferecendo um produto e deve receber por isto. Além disto, pense comigo, se sua empresa fosse um banco (instituição financeira), com certeza teria um respeito maior por parte do teu cliente.
O que fazemos na venda de produtos não é tão diferente do que os bancos fazem, a diferença é que uma instituição financeira oferece dinheiro como seu produto e recebe os juros como forma de remuneração. No nosso caso, entregamos aos clientes um item ou serviço e recebemos em troca um valor que corresponde a margem de lucro, como os juros dos bancos.
Seja um Banco
Se você analisar a sua empresa como os bancos analisam você criará uma boa estrutura para não tomar aquele temível calote. Isso mesmo, se você souber se defender dificilmente sua clientela será composta por devedores.
Para ajudar a entender melhor como fugir desse terror, separamos aqui algumas estratégias sugeridas pelo Daniel Cardon.
1. Tenha um serviço para consultar e analisar seu possível cliente, como o Serasa Experian;
2. Peça referências sobre esse cliente, se o cliente veio até você e você não o conhece como saberá se irá receber? Uma boa forma para analisar o risco é entrando em contato cm outras empresas que ele já compra a prazo;
3. Faça com que as duas primeiras compras sejam através de pagamento antecipado (boleto à vista, pix, depósito ou dinheiro), com isso você consegue filtrar seus clientes e ter uma carteira mais confiável;
4. Não tenha medo de vender. O brasileiro, apesar da sua fama de inadimplente, se preocupa com seu nome. Uma taxa de 10% de inadimplência em seu negócio é considerada aceitável;
5. Após anos de empresa aberta, é muito provável que algo aconteça nesse meio tempo, então seja compreensível e converse com o seu cliente.
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Baldan Distribuidora de Molduras LTDA | CNPJ 58.443.367/0001-60