Sabemos que o ano começou fraco para o consumo e não se sinta mal: isso aconteceu mesmo para os setores mais resilientes. Por esse motivo, separamos uma lista de ações para você conseguir passar esse primeiro trimestre com mais tranquilidade.
Janeiro é um mês de muitas contas: IPVA, IPTU, parcelas das viagens de final de ano, material escolar e muitas outras coisas. Por esse motivo os meses de janeiro e fevereiro são historicamente os piores meses para o varejo do país. A Ibevar – FIA já previa esse baixo desempenho do final do ano de 2022 e começo de 2023. Mas fique tranquilo: a previsão é de melhora para o segundo trimestre de 2023.
O que não podemos fazer é ficar parados esperando que as coisas melhorem sozinhas, temos que investir em táticas de venda que, se forem bem aplicadas, ajudarão você a virar o jogo. Confira quais são!
1. Atraia o público para a sua loja
Por que a Black Friday funciona? Porque as pessoas se programam durante o ano para realizar suas compras nesse período e aproveitar os preços baixos. Janeiro e fevereiro não são diferentes! As pessoas esperam comprar mais barato nesses meses.
Claro que a demanda é menor, mas investir no marketing digital para mostrar suas ofertas e descontos é uma ação que funciona muito bem! Nós temos um Drive cheio de fotos e vídeos que podem te ajudar com as suas redes, caso ainda não tenha acesso, clique aqui.
Algumas frases para você usar são: “Produtos novos com preços de 2022” ou “As festas de fim de ano não pararam por aqui”. Essas frases chamam a atenção e despertam a curiosidade do cliente.
Outra ideia é unir produtos e formar kits. Junte um porta-retrato branco com uma bandeja da mesma cor e ofereça por um preço melhor do que se forem comprados separados ou então monte embalagens com o mesmo produto e faça uma promoção de “pague 1 leve 2”.
2. Aproveite as trocas para vender mais
Algumas pessoas compraram presentes na sua loja que podem não ter agradado tanto assim quem recebeu, o que resulta em solicitações de troca no início do ano novo. Aproveite essa oportunidade para realizar uma nova venda!
Auxilie seu cliente na troca, ajude-o a resolver o problema e, com o seu bom atendimento, ele pode querer um produto mais caro e pagar a diferença, ou se interessar por algum produto complementar que está sendo oferecido nas suas promoções, não perca essa oportunidade.
3. Feche orçamentos antigos
Contate a sua lista de clientes, reveja quais orçamentos não foram fechados em 2023 e de atenção a essas possibilidades. É muito mais fácil fechar uma venda negociando um orçamento antigo do que começar outra do zero.
Se o cliente fez o orçamento é porque está interessado no produto, falta apenas uma motivação para fechar a compra.
4. Aproveite para renovar os estoques
Caso você não consiga aplicar os descontos e as ofertas naqueles produtos que têm maior demanda nesse período, com certeza você terá em estoque produtos que sobraram de 2022, os porta retratos de Dia dos Namorados ou cofinhos de final de ano. Aproveite agora para vendê-los com um preço mais baixo.
Queimas de estoque funcionam muito bem para fazer as pessoas visitarem seu comércio e se elas foram até sua loja, estão com intenção de compra. Então use esse momento para vender outros produtos que não estão na promoção. Use seu estoque como atrativo e faça combinações com outros produtos.
Se você conseguir unir sua necessidade de se livrar desse estoque antigo com a venda de produtos mais lucrativos para o seu negócio, certamente passará por essa baixa da sazonalidade com muitas e boas vendas.
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