O planejamento e controle financeiro é um dos pilares para o sucesso de qualquer empreendimento e para te auxiliar na gestão financeira do seu negócio, separamos os 5 erros mais comuns cometidos por empreendedores.
1. Não saber precificar os produtos ou serviço
Precificação é uma ação estratégica para assegurar a permanência do seu negócio, identificar o valor gera atratividade, competitividade e lucratividade!
Para isso é importante você entender o custo da sua empresa, o valor e o tempo gastos, respeitar a margem e estudar a concorrência e o mercado.
2. Não ter controle de caixa
O fluxo de caixa nada mais é do que mapear o que entra e sai no caixa da empresa, esse controle te auxilia a entender como o dinheiro entra e sai, auxiliando o empreendedor na administração do seu negócio.
A má administração do fluxo de caixa é um problema grave, mas que pode ser facilmente resolvido caso o empreendedor se dedique a analisar as entradas e saídas rotineiramente. Existem diversos softwares de gestão financeira que podem te auxiliar nisso e o Sebrae disponibiliza uma planilha no Excel gratuitamente.
3. Misturar as contas da empresa com a pessoal
Embora seja uma dica bem comum, o Sebrae percebeu que apenas um terço dos MEIs têm uma conta de Pessoa Jurídica e cerca de 10% nem mesmo possuem conta bancária.
Faça o levantamento de todas as suas despesas pessoais e familiares e, com base no seu fluxo de caixa, determine o valor de retirada mensal para seu salário.
4. Não realizar controle de estoque
O controle adequado de estoque te auxilia com diminuição de custos e definição do volume ideal de compras. Como consequência traz o aumento da lucratividade da empresa, crescimento do setor de vendas e otimização dos custos operacionais.
Realizar esse controle é extremamente importante para a produção das mercadorias e comercialização. A partir dele há equilíbrio nas compras, armazenagem e entregas, com controle de entradas, consumo e movimentação de materiais.
5. Falta de gerenciamento de cobranças
Não é uma prática comum entre micro e pequenas empresas, mas gerenciar suas cobranças pode fazer uma grande diferença nos índices de inadimplência, garantindo a entrada dos pagamentos previstos e evitando prejuízos.
Utilize abordagens preventivas, como lembrar o cliente do pagamento através de uma mensagem, esse primeiro contato com o cliente deve soar como um lembrete, deixando entender que a empresa acredita que ele não se atentou e esqueceu de efetuar o pagamento.
Caso isso não funcione, utilize abordagens corretivas, como uma ligação para cobrar o pagamento atrasado. A ideia é que seja uma comunicação leve, em tom amigável. A taxa de retorno desse tipo de comunicação tende a ser maior.
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