Um estudo realizado pelo professor Michael Freeman, da Universidade da Califórnia revelou que empreendedores têm duas vezes mais chances de sofrerem de depressão. É importante lembrar que ao não cuidar da saúde mental, o estresse, os desafios e as instabilidades podem acabar com a motivação de quem precisa gerir um negócio. Por isso, nós separamos alguns pontos importantes para empreender cuidando da sua saúde.
Empreender é sinônimo de arriscar. Ao fazer isso, precisamos lidar com diversas situações inesperadas e muito desafiadoras, porém essas situações nos deixam mais suscetíveis ao estresse, ansiedade e fadiga.
Alguns fatores que afetam a saúde mental do empreendedor são: ausência de garantias financeiras, grande carga de responsabilidades, isolamento social e a fusão de identidade (quando você vira a empresa e acaba perdendo sua identidade pessoal).
A relação entre empreendedorismo e saúde mental é forte, tendo em vista que para alcançar o nosso sucesso precisamos garantir a famosa inteligência emocional. Sendo assim, é importante dedicar uma certa atenção a sua saúde, para que isso não atrapalhe o crescimento do seu negócio. Por isso, separamos 4 estratégias para você empreender com sucesso enquanto cuida da sua saúde mental.
1. Autocuidado
Autocuidado nada mais é que o conjunto de ações que um indivíduo exerce para cuidar de si e promover melhor qualidade de vida para si mesmo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a redução de fatores de riscos pessoais, como tabagismo, e realização de atividades físicas pode prevenir, por exemplo, 81% das doenças do coração. Isso significa que a maioria dos problemas cardíacos pode ser evitada.
A falta de autocuidado pode trazer sérias consequências para você e, consequentemente, ao seu empreendimento. Mantenha uma alimentação saudável, faça terapia, pratique exercícios físicos, escute uma música relaxante, se divirta com amigos, faça passeios, desacelere e cuide de você!
2. Mantenha os vínculos sociais
E não é de networking que estamos falando! Sabemos que o empreendedor não costuma ter com quem compartilhar as suas dores, medos e anseios. Por sentir que precisa mostrar confiança 100% do tempo para inspirar seus funcionários, acaba lidando com os problemas de forma solitária.
Falar com as pessoas queridas pode aumentar a sensação de bem-estar e afastar o sentimento de solidão, o que diminui significativamente a chance de sofrer com depressão e aumenta a produtividade. Além disso, relacionamentos saudáveis contribuem para o crescimento dos negócios.
3. Autoconhecimento
Todos nós temos um limite que deve ser respeitado, para isso é necessário que você conheça o seu. A psicoterapia pode ser uma ótima aliada nesse processo de autoconhecimento, além de te ajudar a desenvolver melhor a capacidade de administrar crises, ter controle das emoções e solucionar problemas com maior assertividade.
4. Peça ajuda
Por último, mas não menos importante: peça ajuda! Não tenha medo e nem vergonha de buscar ajuda profissional, isso irá te ajudar a manter a sua saúde e a do seu empreendimento.
Se estiver sem dinheiro para investir nisso, acesse esse link e veja algumas alternativas baratas e até mesmo gratuitas!
Em casos de extrema necessidade, conte com a ajuda do Centro de Valorização da Vida (CVV). Você pode conversar com um voluntário do CVV ligando para 188 de todo o território nacional, 24 horas todos os dias de forma gratuita, você será atendido por um voluntário, com respeito, anonimato, que guardará estrito sigilo sobre tudo que for dito. Se preferir escrever, eles têm um chat 24 horas nesse site.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com mais pessoas
Baldan Distribuidora de Molduras LTDA | CNPJ 58.443.367/0001-60