Para as vendas presenciais não há nada mais importante que o ambiente, a organização da sua loja ajuda o cliente a decidir por permanecer por mais tempo, comprar alguns itens não previstos inicialmente e até experimentar novas marcas.
Saiba como dispor os seus produtos
O espaço mais nobre da prateleira de uma loja é aquele que fica na mesma altura dos olhos das pessoas, entre 1,30 e 1,70 metros do chão, e no centro das prateleiras. Então eu devo colocar os produtos mais procurados nessa área?
NÃO! Essa área deve ser disponibilizada para os produtos concorrentes das grandes marcas ou por aqueles que oferecem maior lucro para a sua empresa. A estratégia mais comum é colocar produtos iguais, que são concorrentes, mas que possuem menor procura, nas áreas mais nobres, enquanto os produtos que são mais procurados ficam nas regiões inferiores da prateleira. Dessa forma, sua loja faz um convite sutil para que o cliente experimente novas marcas.
Avalie seu espaço
A entrada da loja é considerada a zona de transição, é lá que o cliente faz uma imersão no ambiente e recebe os primeiros estímulos de compra. Como 100% de seu público irá passar por ela, é interessante que itens promocionais sejam dispostos neste espaço. Evite a falta de reposição dos produtos ou de organização, isso pode transmitir a sensação de desorganização.
Se você identificou que existem áreas ou corredores que os clientes praticamente ignoram, considere colocar os itens mais procurados bem próximos a elas, assim você força o cliente a observar aquela região que passava despercebida.
Por fim temos a área de pagamento, essa é a última chance de aumentar o valor de compra do cliente. Por isso, itens que podem ser comprados por impulso normalmente são oferecidos neste local, como edições limitadas.
Fique atento a reposição de estoque
Um dos principais atritos que podem ser criados entre uma empresa do varejo e seus clientes é a falta de produtos nas prateleiras, você só vende o que tem! Se o produto não está ofertado na sua prateleira, não tem como o cliente desejá-lo.
Além disso, a quantidade de produtos expostos também influencia na percepção do consumidor, se você só oferece uma unidade daquele produto, a percepção do cliente é que aquele é um produto que sai pouco, fazendo com que ele não tenha grande interesse em comprá-lo. Já quando você oferece uma grande quantidade, mostra que você confia naquele produto e que, por algum motivo, ele vende bastante, chamando a atenção do cliente.
Assista ao vídeo que fizemos sobre isso!
Gostou do conteúdo? Compartilhe com um amigo.
Baldan Distribuidora de Molduras LTDA | CNPJ 58.443.367/0001-60