O mês de março está chegando e é importante a gente começar a se preparar para as datas comemorativas. Dia das Mulheres e Dia do Consumidor são datas que o comércio não pode deixar passar batidas! Veja aqui algumas ideias para você se preparar.
Você já deve ter percebido que algumas datas comemorativas são grandes oportunidades de fazer seu negócio crescer. Isso porque elas ajudam a impulsionar as vendas e ainda tornam a relação com os clientes mais próxima. Por isso é muito importante ficar atento a elas, especialmente no primeiro trimestre do ano, que as vendas costumam ser mais fracas.
Conforme pesquisa realizada pela Webshoppers da Ebit Nielsen, os dias festivos representaram 34% do faturamento do e-commerce brasileiro em 2020. Ou seja, trata-se de uma grande oportunidade para investir na conversão de clientes. Isso não é diferente para as vendas presenciais!
Por esse motivo, nós destacamos aqui as duas datas mais importantes de março e como você pode aproveitá-las.
Dia das Mulheres – 08 de Março
Entenda que não há nenhum problema em pensar em promoções para o Dia das Mulheres e aproveitar essa data para aumentar as vendas. Inclusive, essa é a intenção deste blog. Mas o desenvolvimento desta campanha pede um pouco mais de sensibilidade, tendo em vista que estamos falando de uma data ligada a lutas e conquistas que envolvem seu público-alvo. Portanto, é preciso saber o que é importante para as suas consumidoras.
Sendo assim, tenha cuidado com estereótipos e definições falhas sobre a luta feminina. Essa data exige sensibilidade e senso crítico, nada de promover descontos em utensílios domésticos, por favor.
Algumas ações interessantes podem ser uma oferta do produto mais comprado por mulheres em 2022 ou conceder um cupom a elas para uso em qualquer item do seu catálogo.
Outra ideia interessante é investir em campanhas B2B (Business to Business, Negócio para Negócio). Muitas empresas aproveitam o dia 8 de março para presentear as colaboradoras e você pode aproveitar essa oportunidade para impulsionar as vendas.
Os porta-retratos vermelhos ou rosa da Linha Classic ou Round podem ajudar muito nessas campanhas! Faça a sugestão para essas empresas de presentear essas colaboradoras com fotos delas ou da equipe, com certeza é um presente que irá agradar.
Dia do Consumidor – 15 de Março
É imprescindível que os empreendedores compreendam a importância de atender adequadamente os seus clientes em todo o ano. A experiência do consumidor na jornada de compras é um dos fatores que mais influenciam suas decisões comerciais.
Nesse contexto, o Dia do Consumidor surge como uma excelente oportunidade para sua marca reafirmar o seu compromisso com a experiência do público, fazendo-o se sentir devidamente valorizado.
Dados avaliados pelo Ebit indicam que essa data se consolida como a principal do primeiro trimestre de cada ano. Cupons de desconto e liquidações com itens até 60% abaixo do preço já se tornaram comuns no período.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com um amigo empreendedor!
Baldan Distribuidora de Molduras LTDA | CNPJ 58.443.367/0001-60